UniTremor
5 a 30 mai 2021UniTremor:
um projeto que visa a capacitação de novos agentes culturais locais
de 5 a 30 de maio 2021
Online e presencial no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas
Levada a cabo pela parceria entre o festival Tremor e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, a UniTremor organiza um ciclo de quatro semanas de formação que visa a capacitação de novos agentes culturais locais, dando continuidade ao trabalho que ambas as entidades têm desenvolvido na abertura de novas oportunidades de empoderamento para o território. A ter lugar ao longo do mês de Maio, em formato misto: online e presencial, o ciclo parte de uma estrutura modular, tendo como principal eixo formativo a partilha de know-how e ferramentas que possam despoletar a implementação de novos projetos artístico-culturais na comunidade local. quatro módulos compostos por quatro sessões abordarão as áreas da Criação, Comunicação, Programação e Produção. A equipa de formadores para esta primeira edição é composta pelo músico David Bruno, pelo programador, curador e músico Luís Fernandes, o produtor e técnico de som Eduardo Maltez e os profissionais de comunicação Sara Cunha e André Forte. Esta Formação é validada pela DGERT em parceria com a Arda Academy.
Horários
Dias de semana | das 18h30 às 21h30
Sábado | das 10h00 às 17h30
Domingo | das 10h00 às 13h
||
Conteúdo Formativo
Módulo Criação por David Bruno
5 a 9 de maio
Total – 15 horas
Serão abordados exemplos práticos e ferramentas para criação de conceitos e narrativas, metodologias de organização de ideias e projetos, tal como a tradução de conceitos para diferentes aplicações artistas e atividades. Aquisição de ferramentas para uma melhor articulação entre as ideias e a prática, metodologias de desbloqueio criativo, e compreensão da importância do conceito e narrativa na atividade artística, são os objetivos de conhecimentos a adquirir pelos formandos no final da formação.
Módulo Comunicação por Sara Cunha e André Forte
12 a 16 de maio
Total – 15 horas
Serão abordados exemplos práticos e ferramentas para criação de planos de comunicação para artistas e eventos. Criação de objetivos, construção de equipas, relação com parceiros e definição de estratégias serão os objetivos de conhecimentos a adquirir pelos formandos no final da formação. O curso integrará ainda uma aula prática de gestão de anúncios e campanhas de investimento em redes sociais.
Módulo Programação por Luís Fernandes
22 a 25 de maio
Total – 15 horas
Serão abordados exemplos práticos e ferramentas para criação de programas, ciclos, festivais e eventos. Diferenças entre programação continua de espaços e programação sazonal de eventos, criação de narrativas e conceitos, definições e execução de programas, são os objetivos de conhecimentos a adquirir pelos formandos no final da formação.
Módulo Produção por Eduardo Maltez
26 a 30 de Maio
Total – 15 horas
Serão abordados exemplos práticos e ferramentas para criação de planos de produção e ornamentação para artistas e eventos. Criação de objetivos, construção de equipas, relação com parceiros e definição de estratégias serão os objetivos de conhecimentos a adquirir pelos formandos no final da formação.