A Depressão na Objetiva
de um Fotógrafo

Mostra de fotografia da Associação
de Fotógrafos Amadores dos Açores

1 dezembro 2017 a 21 janeiro 2018 terça a domingo das 10h00 às 18h00

“A DEPRESSÃO NA OBJETIVA DE UM FOTÓGRAFO”

MOSTRA FOTOGRÁFICA

1 de dezembro a 21 de janeiro | Piso 1 da Loja Arquipélago

 Gratuito

A Organização Mundial de Saúde (OMS) para assinalar o Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de abril de cada ano, escolheu o tema “Depressão. Vamos falar!”. A Depressão é um problema de saúde grave que afeta todas as pessoas de todas as idades, de todas as profissões, estatutos sócio económicos e culturas. É atualmente, em termos mundiais, a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 29 anos de idade.

Associando-se a esta iniciativa, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) desenvolveu a Campanha “Depressão: Vamos Agir!” em que define um conjunto de medidas de combate e prevenção da Depressão.

Regionalmente, a Delegação Regional dos Açores (DRA) da OPP, planeou um conjunto de ações que visam alertar a opinião pública sobre esta problemática; combater o estigma associado à saúde mental; e aumentar a literacia da população. Com esta finalidade, tem desenvolvido desde abril de 2017 várias iniciativas dirigidas aos diferentes públicos-alvo.

A história desta exposição começa na “Feira Lar Campo e Mar”. A partir de uma interação com o público em que foram elaboradas frases sobre a “Depressão é” e a “Depressão não é”, a Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses desafiou a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA) a criar um conjunto de fotografias que ilustrassem “o que é” e “o que não é” a depressão. Resultaram 20 fotografias da autoria de 10 fotógrafos.

Em conjunto, fotógrafos, psicólogos e o público contribuíram para dar mais um passo no combate ao Estigma da Saúde Mental.

[Maria da Luz Melo – Presidente da Delegação Regional dos Açores

da Ordem dos Psicólogos Portugueses]

Voltar à Programação