A Depressão na Objetiva
de um Fotógrafo

Mostra de fotografia da Associação
de Fotógrafos Amadores dos Açores

1 dezembro 2017 a 21 janeiro 2018 terça a domingo das 10h00 às 18h00

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

“A DEPRESSÃO NA OBJETIVA DE UM FOTÓGRAFO”

MOSTRA FOTOGRÁFICA

1 de dezembro a 21 de janeiro | Piso 1 da Loja Arquipélago

 Gratuito

A Organização Mundial de Saúde (OMS) para assinalar o Dia Mundial da Saúde, comemorado a 7 de abril de cada ano, escolheu o tema “Depressão. Vamos falar!”. A Depressão é um problema de saúde grave que afeta todas as pessoas de todas as idades, de todas as profissões, estatutos sócio económicos e culturas. É atualmente, em termos mundiais, a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 29 anos de idade.

Associando-se a esta iniciativa, a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) desenvolveu a Campanha “Depressão: Vamos Agir!” em que define um conjunto de medidas de combate e prevenção da Depressão.

Regionalmente, a Delegação Regional dos Açores (DRA) da OPP, planeou um conjunto de ações que visam alertar a opinião pública sobre esta problemática; combater o estigma associado à saúde mental; e aumentar a literacia da população. Com esta finalidade, tem desenvolvido desde abril de 2017 várias iniciativas dirigidas aos diferentes públicos-alvo.

A história desta exposição começa na “Feira Lar Campo e Mar”. A partir de uma interação com o público em que foram elaboradas frases sobre a “Depressão é” e a “Depressão não é”, a Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses desafiou a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA) a criar um conjunto de fotografias que ilustrassem “o que é” e “o que não é” a depressão. Resultaram 20 fotografias da autoria de 10 fotógrafos.

Em conjunto, fotógrafos, psicólogos e o público contribuíram para dar mais um passo no combate ao Estigma da Saúde Mental.

[Maria da Luz Melo – Presidente da Delegação Regional dos Açores

da Ordem dos Psicólogos Portugueses]

Back to Calendar of events