Concerto
do Princípio do Mundo

Concerto // imagens de Mário Melo Costa e música de Fernando Mota

27 mai. 2023

do Princípio do Mundo

Mário Melo Costa – imagens | Fernando Mota – música | Mafalda Silva – bordado à mão

27 mai. 2023

18h30

 

Informação bilheteira

Ingresso | 5 euros

Lotação limitada

 

“do Princípio do Mundo” é resultado de uma residência artística realizada na Ilha de São Miguel, nos Açores, em outubro de 2022, durante a qual Fernando Mota e Mário Melo Costa se empenharam em captar o ambiente natural e sonoro do local, através da recolha de imagens e da gravação de sons, procurando manter o espanto no olhar e no ouvir, como se esses elementos pertencessem a um lugar desconhecido.

As fotografias de Mário Melo Costa, realizadas em infravermelho, captam o espectro de luz invisível ao olho humano, abrindo portas para um espaço onírico e imaginativo, uma paisagem transformada e reimaginada. Neste contexto, Mafalda Silva foi convidada a contribuir com o seu bordado à mão, criando linhas que unem imagem e som, tecendo representações de possíveis horizontes, e conectando assim os diferentes sentidos num harmonioso diálogo.

Além das peças sonoras criadas na residência artística, Fernando Mota criou também uma série de instrumentos musicais e objetos sonoros a partir de materiais naturais recolhidos nas proximidades da Ribeira Grande. Depois de terem sido utilizados no concerto farão parte da instalação e podem ser experimentados pelo público.

“do Princípio do Mundo” é um projeto de colaboração entre Fernando Mota e sete fotógrafos, desenvolvido em sete residências artísticas em diferentes regiões de Portugal. Cruza a pesquisa sonora e musical com as artes visuais, resultando numa instalação audiovisual, num concerto e num passeio sonoro em cada um dos locais. As instalações audiovisuais consistem no diálogo entre as imagens e as peças sonoras desenvolvidas a partir dos mesmos elementos naturais de cada local.

A instalação ficará patente na Blackbox entre 27 maio e 11 de junho.

 

Ficha técnica

Direção Artística e Criação Sonora: Fernando Mota | Fotógrafos: Alexandre Delmar; José Sérgio; Manuela Marques; Mário Raínha Campos; Mário Melo Costa; Paula Lourenço e Sofia Silva; Susana Paiva |Bordado à mão: Mafalda Silva | Coordenação e Produção: Violeta Mandillo | Colaboração Sonora: José Grossinho | Coprodução: A Caravana Passa, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, CM Almada, CM Fundão, CM Seixal, CM Setúbal, Fundação Lapa do Lobo, Teatro Viriato | Projeto Financiado pela República Portuguesa – Cultura I DGArtes – Direção-Geral das Artes.

 

Imagem cartaz | ©Mário Melo Costa

Voltar à Programação