Concerto
do Princípio do Mundo

Concerto // imagens de Mário Melo Costa e música de Fernando Mota

27 mai. 2023

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

do Princípio do Mundo

Mário Melo Costa – imagens | Fernando Mota – música | Mafalda Silva – bordado à mão

27 mai. 2023

18h30

 

Informação bilheteira

Ingresso | 5 euros

Lotação limitada

 

“do Princípio do Mundo” é resultado de uma residência artística realizada na Ilha de São Miguel, nos Açores, em outubro de 2022, durante a qual Fernando Mota e Mário Melo Costa se empenharam em captar o ambiente natural e sonoro do local, através da recolha de imagens e da gravação de sons, procurando manter o espanto no olhar e no ouvir, como se esses elementos pertencessem a um lugar desconhecido.

As fotografias de Mário Melo Costa, realizadas em infravermelho, captam o espectro de luz invisível ao olho humano, abrindo portas para um espaço onírico e imaginativo, uma paisagem transformada e reimaginada. Neste contexto, Mafalda Silva foi convidada a contribuir com o seu bordado à mão, criando linhas que unem imagem e som, tecendo representações de possíveis horizontes, e conectando assim os diferentes sentidos num harmonioso diálogo.

Além das peças sonoras criadas na residência artística, Fernando Mota criou também uma série de instrumentos musicais e objetos sonoros a partir de materiais naturais recolhidos nas proximidades da Ribeira Grande. Depois de terem sido utilizados no concerto farão parte da instalação e podem ser experimentados pelo público.

“do Princípio do Mundo” é um projeto de colaboração entre Fernando Mota e sete fotógrafos, desenvolvido em sete residências artísticas em diferentes regiões de Portugal. Cruza a pesquisa sonora e musical com as artes visuais, resultando numa instalação audiovisual, num concerto e num passeio sonoro em cada um dos locais. As instalações audiovisuais consistem no diálogo entre as imagens e as peças sonoras desenvolvidas a partir dos mesmos elementos naturais de cada local.

A instalação ficará patente na Blackbox entre 27 maio e 11 de junho.

 

Ficha técnica

Direção Artística e Criação Sonora: Fernando Mota | Fotógrafos: Alexandre Delmar; José Sérgio; Manuela Marques; Mário Raínha Campos; Mário Melo Costa; Paula Lourenço e Sofia Silva; Susana Paiva |Bordado à mão: Mafalda Silva | Coordenação e Produção: Violeta Mandillo | Colaboração Sonora: José Grossinho | Coprodução: A Caravana Passa, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, CM Almada, CM Fundão, CM Seixal, CM Setúbal, Fundação Lapa do Lobo, Teatro Viriato | Projeto Financiado pela República Portuguesa – Cultura I DGArtes – Direção-Geral das Artes.

 

Imagem cartaz | ©Mário Melo Costa

Back to Calendar of events