outro

Residência Artística

1 a 19 set 2019

Residência Artística

outro

1 a 19 set 2019

/

Apresentação do projeto
as árvores deixam morrer os ramos mais bonitos

Objecto de natureza teatral vinculado ao cinema e à escultura, afinando-se entre a concretude da narrativa cénica e a sua dissolução em imagem, ampla e silente. Nasce no fim de dois anos de pesquisa atravessando não só a esfera da arte mas também a da filosofia, biologia e ciências sociais; sedimentando-se em problemáticas como o binómio função e loucura, a atrofia da ligação com o outro, a ordem social e a hierarquização do corpo. Partindo de três cadernos fundamentais — a Natureza, a Relação e o Mapa — convergimos na ideia de distância e na história de uma mulher afastada do seu país: María.

Um espectáculo do outro a estrear a 20 de Setembro de 2019 no Arquipélago — Centro de Artes Contemporâneas, Ilha de São Miguel e, mais tarde, no Festival Temps d’Images, em Lisboa.

/

Nota biográfica

outro é um grupo multidisciplinar de pensamento e criação artística, fundado em Janeiro de 2017 por João Leão, Patrícia Moreira, Sílvio Vieira e Sofia Fialho. Começou por juntar-se em redor de escritos filosóficos e das ciências sociais, motivado pelo desejo de pensar a realidade actual reflectindo principalmente sobre a tangente indivíduo-sociedade. Constituído por quatro pessoas com percursos e interesses diversos, desde o cinema ao teatro, passando pelas letras às ciências naturais, manifesta desde a sua génese uma vontade de explorar e cruzar diferentes formatos criativos como o teatro, a performance, o cinema, a edição e as artes plásticas.

Voltar à Programação