OPEN STUDIO
Mike Cooter e Tomás Cunha Ferreira

Geometria Sónica

21 out 2018 15h00 - 18h00

GEOMETRIA SÓNICA

OPEN STUDIO

MIKE COOTER E TOMÁS CUNHA FERREIRA

21 out 2018

15h00 -18h00

Os artistas Mike Cooter e Tomás Cunha Ferreira encontram-se no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas para 15 dias de Residência Artística, no âmbito do projeto “Geometria Sónica”. Os trabalhos desenvolvidos vão integrar o 2º Ciclo Expositivo deste projeto, que arranca já no próximo dia 27 de outubro.

/

O trabalho de Mike Cooter é uma investigação sobre a agência dos objetos, sejam eles escultura, adereços cinematográficos ou outros artefactos antropológicos — objetos cooptados ou criados com o intuito de conduzir narrativas, sejam elas ficcionais ou não. Trabalhando prioritariamente com instalação e focando-se na história do cinema como mote para uma pesquisa arquivística, a prática interdisciplinar de Cooter também se materializa em textos, produção radiofónica e projetos curatoriais. Com ampla experiência como professor, o artista também escreve sobre a história das exposições e completou recentemente o seu doutoramento na Goldsmiths, em Londres, com o tema MacGuffins – dispositivos de enredo misteriosos na história do cinema e da literatura. O seu trabalho foi incluído em exposições recentes no Swiss Institute (Nova Iorque), Stroom Den Haag (Haia), na 31ª Bienal de Artes Gráficas (Ljubljana), Boghossian Foundation / Villa Empain (Bruxelas), Tenderpixel (Londres) e Witte de With (Roterdão). Documentação sobre estes e outros projetos pode ser encontrada em www.mikecooter.org

Tomás Cunha Ferreira vive e trabalha em Lisboa. O seu trabalho combina vários suportes, numa prática transfronteiriça e em circuito aberto. Projetos recentes incluem as exposições Factor Cavalo na Bienal de Cerveira 2017 / Verbivocovisual – Poesia Concreta, Visual e Experimental Portuguesa na ZDB em Lisboa, 2017 / Ontemporâneo no CIAJG, Guimarães 2016 / Partitura – n’O Armário, Lisboa 2016. A sua prática estende-se ao ensino, rádio, escrita e música.

Voltar à Programação