Projeto 432 Hz

Performance

29 e 30 abr. 2023

Projeto 432 Hz

Performance

29 e 30 abr. 2023

18h00

Blackbox

Público-alvo | maiores de 14 anos

 

Quando pensamos no oceano, pensamos no que ele nos oferece – calma, sensação de segurança, tranquilidade… além disso, é ele que fornece mais de metade do oxigénio disponível no planeta Terra, indispensável à nossa sobrevivência. E nós? O que lhe oferecemos? Plástico, metal, restos de redes de pesca, material tóxico, e também, outro enorme contributo humano, muitas vezes ignorado, o Ruído. A poluição sonora gerada diariamente no oceano coloca em risco inúmeras espécies marinhas e, como consequência, coloca em causa a nossa existência. Os cetáceos desempenham um papel fundamental no ecossistema marinho e na mitigação às alterações climáticas, mas a sua sobrevivência depende da comunicação: para se deslocarem, reproduzirem, e se alimentarem. O planeta Terra funciona como um todo, onde cada elemento, por mais insignificante que pareça ser, exerce uma função imprescindível. Estamos a chegar a um beco sem saída. Compete-nos a nós eleger em que planeta queremos viver.

O projeto 432Hz é uma analogia à necessidade urgente de consciencializar o ser humano para os problemas ambientais e de os despertar para a importância de agir. Acredita-se que esta é uma das frequências do Universo, a sintonia perfeita, elevando o nível de perceção do ser humano ao seu expoente máximo. Convidamos assim, toda a comunidade a um processo de escuta profunda do oceano – que sobrevive em constante metamorfose, – onde as vocalizações dos cetáceos serão o fio condutor desta enorme viagem que desembarcará numa performance artística interativa. Aqui, a arte e a ciência fundem-se com apenas um objetivo: sensibilizar a população para a conservação e proteção dos recursos naturais e patrimoniais do mar dos Açores. – Projeto 432 Hz.

 

Ficha Técnica
Direção artística Andreia Sousa, Emanuel Cabral, Gianna De Toni e Mónica Reis
Intérpretes
– Música: Raquel Faria (harpa), Margarida Custódio (violino). Júlia Silva (violino), Matilde Rodrigues (viola), Pedro Raposo (violoncelo), André Gonçalves (contrabaixo); Diogo Bouça (piano) Andreia Sousa (ocean drum) e Mónica Reis (sintetizador)
– Visual: Catarina Ferreira, Sara Rodrigues, Roberto Amato
– Declamação: João Malaquias
Texto de Maria do Carmo Medeiros
Imagem de Futurismo e Best Spot
Criação musical de  Rita Medeiros, Raquel Faria, James Kirts, Roberto Amato, Gianna De Toni e Mónica Reis
Sons de Cornell University e Projeto 432hz
Desenhos de Ivo Baptista
Edição de Som e Imagem Katarina Rodrigues, Emanuel Cabral, Ivo Baptista e Mónica Reis
Técnico de Som Emanuel Cabral
Técnico de Luz Marco Torre
Agradecimentos Andreia Ferreira, André Melo, Inês Alves, José Manuel Azevedo, Rita Medeiros, Rubén Garcia,  Futurismo, CRPD, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Blue Azores.
Desenho | créditos de Ivo Baptista aka 47
____________________________________________________________________________________________
Projeto 432 Hz – Folha de Sala
Voltar à Programação