Projeto 432 Hz

Performance

29 e 30 abr. 2023

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Projeto 432 Hz

Performance

29 e 30 abr. 2023

18h00

Blackbox

Público-alvo | maiores de 14 anos

 

Quando pensamos no oceano, pensamos no que ele nos oferece – calma, sensação de segurança, tranquilidade… além disso, é ele que fornece mais de metade do oxigénio disponível no planeta Terra, indispensável à nossa sobrevivência. E nós? O que lhe oferecemos? Plástico, metal, restos de redes de pesca, material tóxico, e também, outro enorme contributo humano, muitas vezes ignorado, o Ruído. A poluição sonora gerada diariamente no oceano coloca em risco inúmeras espécies marinhas e, como consequência, coloca em causa a nossa existência. Os cetáceos desempenham um papel fundamental no ecossistema marinho e na mitigação às alterações climáticas, mas a sua sobrevivência depende da comunicação: para se deslocarem, reproduzirem, e se alimentarem. O planeta Terra funciona como um todo, onde cada elemento, por mais insignificante que pareça ser, exerce uma função imprescindível. Estamos a chegar a um beco sem saída. Compete-nos a nós eleger em que planeta queremos viver.

O projeto 432Hz é uma analogia à necessidade urgente de consciencializar o ser humano para os problemas ambientais e de os despertar para a importância de agir. Acredita-se que esta é uma das frequências do Universo, a sintonia perfeita, elevando o nível de perceção do ser humano ao seu expoente máximo. Convidamos assim, toda a comunidade a um processo de escuta profunda do oceano – que sobrevive em constante metamorfose, – onde as vocalizações dos cetáceos serão o fio condutor desta enorme viagem que desembarcará numa performance artística interativa. Aqui, a arte e a ciência fundem-se com apenas um objetivo: sensibilizar a população para a conservação e proteção dos recursos naturais e patrimoniais do mar dos Açores. – Projeto 432 Hz.

 

Ficha Técnica
Direção artística Andreia Sousa, Emanuel Cabral, Gianna De Toni e Mónica Reis
Intérpretes
– Música: Raquel Faria (harpa), Margarida Custódio (violino). Júlia Silva (violino), Matilde Rodrigues (viola), Pedro Raposo (violoncelo), André Gonçalves (contrabaixo); Diogo Bouça (piano) Andreia Sousa (ocean drum) e Mónica Reis (sintetizador)
– Visual: Catarina Ferreira, Sara Rodrigues, Roberto Amato
– Declamação: João Malaquias
Texto de Maria do Carmo Medeiros
Imagem de Futurismo e Best Spot
Criação musical de  Rita Medeiros, Raquel Faria, James Kirts, Roberto Amato, Gianna De Toni e Mónica Reis
Sons de Cornell University e Projeto 432hz
Desenhos de Ivo Baptista
Edição de Som e Imagem Katarina Rodrigues, Emanuel Cabral, Ivo Baptista e Mónica Reis
Técnico de Som Emanuel Cabral
Técnico de Luz Marco Torre
Agradecimentos Andreia Ferreira, André Melo, Inês Alves, José Manuel Azevedo, Rita Medeiros, Rubén Garcia,  Futurismo, CRPD, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Blue Azores.
Desenho | créditos de Ivo Baptista aka 47
____________________________________________________________________________________________
Projeto 432 Hz – Folha de Sala
Back to Calendar of events