Resonating Islands

Sara Vieira Marques e Santiago Rodriguez Tricot

20 mai. 2023

RESONATING ISLANDS EXP#1

Listening session

20 mai. 2023

18h

Público-alvo | maiores de 12 anos

Entrada livre (lotação limitada)

 

RESONATING ISLANDS EXP#1 é a primeira experiência coletiva de “Resonating Islands_A Sonorous Archipelago”, uma investigação artística de Sara Vieira Marques e Santiago Rodriguez Tricot acerca da experiência material e ecológica do corpo humano quando confrontado com o seu entorno natural e fenomenológico. Esta “listening session” parte do estudo físico de fenómenos geológicos e atmosféricos e da imaginação de futuros comuns para materializar lugares performativos não-antropocêntricos. Diluindo fronteiras entre a artes performativas e visuais, emergem topografias, geografias e meteorologias onde o corpo humano não ocupa o lugar nem a narrativa central: montanhas, que são ilhas, que são vulcões, que são o centro da terra, que são o princípio.

 

Sara Vieira Marques

Artista interdisciplinar, a sua prática articula antropologia, desenho cénico e performance, mobilizando discursos acerca das ecologias materiais e da sua dimensão invisível e impalpável. No seu percurso destaca a performance Aurora (Espaço Alkantara); o filme Homens sem cabeça (FCSH/Doc) e a publicação Ossu (PEGADA-Forum Dança). Recentemente foi premiada pela Bolsa ESTRUME (Fogo Lento); fez parte do projeto de curadoria expandida Curadura (TBA) e do Summer Lab Zagreb (ACT-Art,Climate,Transition).

Santiago Rodríguez Tricot

Artista visual e desenhador cénico. Explora performaticamente as linguagens da luz, do espaço e da matéria através de processos de criação colaborativa em música e artes vivas. Co-criador de HORMIGONERA e músico no projecto MUX. Formado em Artes Visuais (UDELAR-UI) e mestre em Prática Cénica e Cultura Visual (UCLM-Museo Arte Reina Sofía-ES). Foi premiado com o FEFCA (UI), contexto a partir do qual desenvolveu MOCHILA DE PIEDRA.

_____________________________

 

*Projeto apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Apoio a residência: Forum Dança (Lisboa), DeVIR CAPa (Faro); vaga- espaço de arte e conhecimento (Ponta Delgada, Açores) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Ribeira Grande, Açores)

Voltar à Programação