TIPO uma exposição

TIPO Um Encontro de Impressores Tipográficos

11 out - 10 nov 2019

TIPO uma exposição

no âmbito do TIPO Um Encontro de Impressores Tipográficos

11 out – 10 nov 2019

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas acolhe a TIPO uma exposição, integrada no TIPO – um Encontro de Impressores Tipográficos, uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), com a parceria da Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, através da sua equipa Criações Periféricas.
 
Esta exposição, que se divide em dois núcleos – CRAA e ARQUIPÉLAGO – traz ao Centro de Artes Contemporâneas trabalhos contemporâneos que recuam “… até aos anos 70 do século passado e ao trabalho pioneiro de Robin Fior – designer inglês radicado no nosso país nessa década – até chegar aos nossos dias e aos mais recentes projetos. Em foco estará também a OTSP – Oficina Tipográfica de São Paulo – uma das referências da tipografia de caracteres móveis contemporânea, fundada em 2000 nessa cidade brasileira – e Claudio Rocha, artista gráfico e tipógrafo, um dos seus fundadores. A exposição inclui, ainda, um conjunto de trabalhos de alguns dos mais destacados impressores tipográficos internacionais da atualidade, em resposta a um convite endereçado pela organização do TIPO.”
//

“Nos últimos anos tem-se assistido ao despertar do interesse pela tipografia de caracteres móveis junto de um público que já não a conheceu enquanto técnica hegemónica da impressão comercial. Inviável actualmente para uma produção em grande escala, a técnica tem vindo a renascer ao ser adoptada por um número crescente de autores e editores. Recuperando e utilizando antigas máquinas e tipos de letra, tantas vezes destinados à sucata, ou trabalhando com as poucas oficinas tipográficas que ainda subsistem, tem sido muito e estimulante o trabalho surgido nos últimos anos entre nós.

Com a intenção de juntar pela primeira vez em Portugal praticantes e pessoas interessadas pela tipografia tradicional e de dar a conhecer a diversidade de abordagens de que é alvo actualmente, surge em Ponta Delgada o TIPO um Encontro de Impressores Tipográficos. Num arquipélago onde a técnica gutenberguiana entrou em 1829 e continua bem viva, seja nas antigas oficinas tipográficas que ainda a utilizam, seja numa abordagem actual, reinventada sob uma perspectiva contemporânea, esta é uma iniciativa da Vice-Presidência do Governo, através do Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA), com a parceria da Cresaçor – Cooperativa Regional de Economia Solidária, através da sua equipa Criações Periféricas. O Encontro pretende, ao mesmo tempo, sensibilizar e contribuir para a divulgação e preservação de equipamentos, materiais e do saber dos mestres tipógrafos.”

Mais informações e programação: www.tipoumencontro.pt

Voltar à Programação