Residência Artística
PEDRO TROPA e RICARDO JACINTO

Geometria Sónica

18 jun a 2 jul

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

GEOMETRIA SÓNICA

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

PEDRO TROPA E RICARDO JACINTO

18 jun a 2 jul 2018

“Geometria Sónica”, que nasce de uma parceria artística e cultural com a RTP, é, marcadamente, desenhado pela Residência Artística sustentada por uma Investigação através de um Património Audiovisual Único, que nos leva a uma Produção Artística Expositiva e Performativa. Assim, os artistas do “Geometria Sónica” vão trabalhar a partir de um dos Grandes Arquivos Sonoros e Visuais do século XX de Portugal, o Arquivo Audiovisual da RTP.

Os trabalhos desenvolvidos pelos artistas Pedro Tropa e Ricardo Jacinto, durante o período de Residência no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, integrarão o 3º ciclo expositivo do “Geometria Sónica”, que estará patente de 19 de janeiro a 31 de março de 2019 neste Centro de Artes.

/

NOTAS BIOGRÁFICAS

Pedro Tropa nasceu em Santarém. O artista foi finalista do curso avançado de Artes Plásticas Ar.Co, Lisboa. Em 1997, foi bolseiro do Ar.Co / Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento / Ministério da Cultura na School of The Art Institute of Chicago. Ainda nesse ano e em 2004 foi bolseiro da Fundação Oriente. Pertence desde 2009 ao grupo de artistas da Galeria Quadrado Azul. Atualmente é professor e responsável do departamento de Fotografia do Ar.Co.

Ricardo Jacinto Lisboa / 1975. Artista plástico e violoncelista focado na relação entre som e espaço. Desde 1998 tem apresentado seu trabalho em exposições individuais e colectivas, concertos e performances em Portugal e Europa, e tem colaborado extensivamente com outros artistas, músicos, arquitetos e performers. A sua música está editada pela Shhpuma Records, Clean Feed e Creative Sources e as suas instalações estão representadas em várias coleções: Fundação de Serralves, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Leal Rios or Fundação António Cachola. É membro fundador da OSSO Associação Cultural e atualmente é investigador de Doutoramento no Sonic Arts Research Center, Queens University Belfast.

Back to Calendar of events