TRÊS IRMÃS

Texto de Luisa Monteiro, Valério Romão e Rui Pina Coelho a partir de Três Irmãs e de Uma Viagem Pelo Império Russo, de A. Tchekhov

17 de junho 21h30

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

TRÊS IRMÃS

Texto de Luisa Monteiro, Valério Romão e Rui Pina Coelho
a partir de Três Irmãs e de Uma Viagem Pelo Império Russo, de A. Tchekhov

LOTAÇÃO:  32 pessoas

Ingresso: 8 euros

Prémio “Melhor Espetáculo” e Prémio “Melhor atriz pela Revista Time Out

SINOPSE

Três Irmãs é um mónologo a três tempos.

Começa in media res, imediatamente a seguir a ter-se perdido o único comboio rumo a Moscovo.

Aí, as Três iniciam uma viagem extática, paralela à linha de comboio: uma jornada longa e fria corpo adentro que conduzirá a uma cidade que ninguém sabe qual nem como é. Cada uma delas é estação dessa viagem ao sonho da capital, portanto, cada uma delas, é um ato distinto: Irina – Macha – Olga. Uma Matrioska.

Como se a família fosse apenas o percurso de tempo-fora, através da vida.

Primeiro, a Irina diz “vamos trabalhar, vamos trabalhar”; depois, a Macha grita “precisamos viver, precisamos viver” e, no fim, Olga: “se nós soubéssemos, se nós soubéssemos…”

 UMCOLETIVO

UMCOLETIVO é uma Associação Cultural cuja atividade é a da cooperação artística, nas cidades e fora delas, para a construção de um património artístico que valorize culturas e tradições; e que possa, também, rompê-las, sonhá-las de novo, reorganizando o conhecimento e conciliando os indivíduos com o passado e os futuros. O trabalho criativo de receção, interpretação e recomposição que nos cabe, no devir da prática artística, é feito em coletivo, por opção e porque acreditamos numa arte em comunhão com o espetador, formando em conjunto com o público uma troca de saberes e afetos, da qual a estética é uma consequência. Propomos diálogos, com os espaços que ocupamos e com os públicos com quem nos encontramos, na procura de uma construção coletiva de património, que revisite e se inscreva sobre as paisagens (sociais, urbanísticas, históricas, culturais…). Entendemos esta construção coletiva como um instrumento essencial no combate à desigualdade de liberdade que gera a inconsciência e a falta de confiança no mundo de que fazemos parte. O coletivo está completo e é um quando a obra de arte abre brechas para dialogar com o público, criando um tempo comum. A tarefa de descobrir este tempo comum e, através dele, ir construindo um lugar, é o motor deste plano de atividades e simultaneamente uma nota de intenção que nos compromete a contribuir para o desenvolvimento cultural e artístico no interior do país e a sua difusão nacional e internacional, e a defesa das novas linguagens artísticas, dos criadores emergentes e da formação artística para todos os públicos. Desde 2016, a UMCOLETIVO decidiu focar-se na cidade de Elvas. Elvas não é somente uma cidade no Alentejo, mas sim uma cidade do mundo, um Património da Humanidade, uma eurocidade. Sem fronteiras e sem demarcação, sinónimo da sua polivalência e capacidade de abraçar a Europa, Elvas tem legitimidade e requisitos para reconhecer e prefilhar o mundo global. Nesta linha de raciocínio, Elvas não pode ser periférica, nem reclamar centralidade pois já é em si um núcleo global. A partir da cultura e da experiência artística coletiva, o presente projeto quer promover uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais democrática e sobretudo mais inclusiva, tanto no aspecto humano como a nível global.

Back to Calendar of events