Chamada aberta – Ilhas Revisitadas

para artistas contemporâneos (Açores e Madeira)

De 15 de novembro a 15 de dezembro 2025

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

CHAMADA ABERTA

Programa de Residências Artísticas “Ilhas Revisitadas” 

para artistas contemporâneos (Açores e Madeira)

De 15 de novembro a 15 de dezembro 2025

 

O presente programa de Residências Artísticas “Ilhas Revisitadas”, destinado a artistas naturais ou residentes dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, pretende assinalar os 100 anos da publicação  d’”As Ilhas Desconhecidas” de Raúl Brandão.

Das residências resultarão duas exposições: na ilha de São Miguel (Açores) e na Madeira que pretende incentivar uma reflexão crítica e poética sobre os territórios insulares portugueses, revisitados agora através da arte contemporânea.

Cem anos após a publicação da obra de Brandão, este projeto propõe um novo movimento entre arquipélagos, agora conduzido pela arte contemporânea. Como Brandão, os artistas são convidados a atravessar o mar, habitar temporariamente a ilha do outro e criar a partir da fricção entre o familiar e o desconhecido.

Essa troca entre lugares permite que cada olhar se torne, tal como o de Raúl Brandão, estrangeiro e íntimo ao mesmo tempo – um olhar atento às texturas do território, às vozes subterrâneas da paisagem, às histórias que ainda hoje ecoam nas ilhas. Ilhas Revisitadas é, assim, uma proposta de escuta e reinterpretação poética da insularidade, tecida a partir de encontros entre artistas, ilhas e tempos – entre o passado literário e o presente criativo.

 

Para quem: para artistas contemporâneos (Açores e Madeira)

O quê: convite à apresentação de projetos

Participação: gratuita

Inscrições abertas: 15.11—15.12

 

Regulamentos e mais informações

Back to Calendar of events