CICLO – Espaço de Formação
Direcionada 2022

18 fev - 27 mar 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

CICLO – Espaço de Formação Direcionada 2022

18 fev – 27 mar 2022

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e o festival Tremor apresentam o Ciclo, uma iniciativa de formação direcionada a profissionais e curiosos das áreas artísticas. A ter lugar entre os dias 18 de fevereiro e 27 de março de 2022, o Ciclo visa a criação de novos espaços de capacitação e discussão em torno das práticas artísticas, servindo como motor para o empoderamento de agentes e população local.

O Ciclo parte de uma estrutura modular, tendo como principal eixo formativo a partilha de know-how e ferramentas que possam despoletar a implementação de novos projetos artístico-culturais na comunidade local. Para esta segunda edição (a primeira decorreu em 2021 sob o nome UniTremor), são propostos quatro módulos compostos por quatro sessões que abordarão as áreas de: Financiamentos públicos e privados para projetos culturais, Criação de conteúdos para redes sociais, Programação e curadoria de festivais fora dos grandes centros urbanos e Silêncio e horizonte acústico. A equipa de formadores é composta por Gonçalo Riscado (Musicbox, MIL, Casa do Capitão) , Ana Viotti (fotógrafa, videógrafa e criadora de conteúdos), Sandra Oliveira (diretora Jardins Efémeros) e Ricardo Jacinto (artista sonoro e músico).

No total serão disponibilizadas 20 vagas por cada módulo, custando a inscrição um valor de 10 euros por pessoa. A compra pode ser feita através de bol.pt. Os cursos funcionarão em regime presencial, nas instalações do Arquipélago, na Ribeira Grande, em horário pós-laboral: sexta Feira (18h30 às 21h30), sábado (10h00 às 17h00) e domingo (10h00 às 13h00). A formação é validada pela DGERT em parceria com a Arda Academy.

Conteúdos Formativos

Módulo Financiamentos públicos e privados para projetos culturais por Gonçalo Riscado

Datas | 18, 19 e 20 de fevereiro

Duração | 12 horas

Serão abordados exemplos práticos, teóricos e partilhadas ferramentas para a preparação de projetos culturais para serem apresentados a instituições públicas com políticas de apoio cultural organizado, instituições públicas que não possuem plataformas de apoio cultural e marcas privadas. No final do módulo os formandos deverão ser capazes de realizar com autonomia as seguintes tarefas: Criação de propostas de apoio / parceria / patrocínio para instituições púbicas e privadas.

Pré requisito: Os interessados nesta formação deverão levar uma ideia de um projeto cultural já em funcionamento ou a aplicar no futuro.

 

Módulo Criação de conteúdos para redes sociais por Ana Viotti

Datas | 25, 26 e 27 de fevereiro

Duração| 12 horas

Serão abordados exemplos práticos, teóricos e partilhadas ferramentas para criação de planos de partilha de conteúdos para redes sociais que pretendam divulgar projetos culturais, bem como métodos para a criação dos próprios conteúdos. No final do módulo os formandos deverão ser capazes de realizar com autonomia as seguintes tarefas: criação de conteúdos de divulgação de projetos culturais para partilha nas redes sociais.

 

Módulo Programação e curadoria de festivais fora dos grandes centros urbanos por Sandra Oliveira

Datas | 4, 5 e 6 de março

Duração | 12 horas

Serão abordados exemplos práticos, teóricos e partilhadas ferramentas para criação de programas, ciclos, festivais e eventos fora dos grandes centros urbanos. No final do módulo os formandos deverão ser capazes de realizar com autonomia as seguintes tarefas: criação de programas culturais para festivais, ciclos ou temporadas.

 

Módulo Silêncio e horizonte acústico por Ricardo Jacinto

Datas | 25,26 e 27 de março

Duração| 12 horas

Serão abordados exemplos práticos, partilhadas ferramentas e realizado trabalho de campo para a criação de projetos musicais que explorem as capacidades da microfonia, amplificação e conceptualização sónica, tendo em vista a criação de obras artísticas ou circuitos sonoros.  No final do módulo os formandos deverão ser capazes de realizar com autonomia as seguintes tarefas: Domínio de técnicas de microfonia e amplificação adaptadas à criação de obras originais.

Back to Calendar of events