OPEN DAY
Laudalino da Ponte Pacheco
o fotógrafo que ainda está lá

Rubén Monfort

14 dez. 2024

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Open Day com Rubén Monfort

Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que ainda está lá

14 dez. 2024

16h

Entrada livre

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas recebe Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que ainda está lá, uma instalação visual e sonora do fotógrafo Rubén Monfort, que apresenta um primeiro resultado de duas semanas de residência artística durante o mês de outubro na Maia, Ilha de São Miguel.

Na trama desta instalação, desvela-se a multiplicidade de caminhos que o fotógrafo percorreu durante a sua residência. Uma exploração que se fragmenta em cinco linhas de pesquisa: as pessoas que habitam o território, as silhuetas de um espaço arquitetónico, os interiores que ainda se guardam, o som enquanto memória auditiva e por fim, o arquivo intangível e físico de Laudalino da Ponte Pacheco — um conjunto de imagens que persistem na materialidade do papel, guardadas pela efemeridade das mãos que ainda as tocam.

Esta instalação é o resultado de uma chamada aberta do projeto expositivo Laudalino da Ponte Pacheco, o fotógrafo que estava lá, com curadoria de Blanca Martín Calero e Maria Emanuel Albergaria, para desenvolver uma proposta artística a partir do trabalho do fotógrafo Laudalino da Ponte Pacheco (1921-1998).


 

NOTA BIOGRÁFICA

Rubén Monfort Meseguer (1988) nasceu em Benicarló, Espanha. É licenciado em Comunicação Audiovisual pela Universitat Jaume I de Castelló.

O seu percurso profissional começou no Brasil, e seguiu em Portugal, onde mora desde 2013. Trabalhou no Canal180, Açoriano Oriental, Silêncio Sonoro, Tremor Festival e atualmente é o Coordenador de Programas da Anda&Fala – Associação Cultural, exercendo as tarefas de programação, curadoria e produção.

Desde 2009 é fotógrafo freelancer, e os seus trabalhos destacam-se pela visão contemporânea sobre tradições e manifestações culturais.

Entre as suas exposições individuais, destacam-se “Despensas – A Tradição de Rabo de Peixe” e “O Arquivo do Acaso”.

Participou em exposições coletivas como “O Olhar Divergente”, “Chorinho Feliz” e “As Que Cantavam Deixava-as Fugir”.

Back to Calendar of events