Oficina de vídeo com Gonçalo Tocha

Vídeo como Arte Pessoal

2 de março

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

VIDEO COMO ARTE PESSOAL

OFICINA TEÓRICA-PRÁTICA DE VÍDEO COMO EXPRESSÃO PESSOAL E ARTÍSTICA

Gonçalo Tocha

2 de março

INSCRIÇÕES FECHADAS

Através da visualização, audição, análise e discussão de excertos de filmes, performances e vídeos musicais pretende-se trabalhar a técnica vídeo como a expressão artística mais dinâmica e completa do século XXI, técnica que se democratizou com a introdução de câmaras de vídeo nos telemóveis e que se ampliou com a introdução no
mercado de vários modelos de câmaras cada vez mais compactas e transportáveis.

O vídeo, como sucedâneo da técnica cinematográfica, para além da imagem, utiliza todas as linguagens das outras técnicas, como a música, o som, o movimento e a escrita. Nesta oficina, os participantes farão exercícios curtos de filmagem utilizando várias ferramentas, como câmaras de vídeo, câmara fotográficas, filtros, lentes e telemóveis.

Através destes exercícios, pretende-se que os participantes percebam as várias técnicas que diferentes dispositivos permitem e que os possam potencializar para um registo artístico e experimental do quotidiano pessoal. Pretende-se, ainda, saber enquadrar uma imagem, filmar e prolongar um plano, filmar com filtros de cor e lentes diversas, poder fazer uma montagem de imagens, com um objetivo específico, diretamente no dispositivo de filmagem, trabalhar um tema ou uma ideia, e trabalhar a ideia de tempo e espaço na imagem.

Nesta oficina, os participantes farão uma exploração de temas do real circundante e do quotidiano pessoal, trabalhando o improviso perante o acontecimento não controlável, a espontaneidade perante o imprevisível, o experimentalismo perante o desejo e o prazer e a afetividade perante o humano. A abordagem técnica serve este propósito mágico de tornar um objeto cinematográfico um acontecimento maior ou tão intenso quanto o real filmado.

Back to Calendar of events