VISITA DANÇADA | “Gosto de andar à sombra”

Companhia Dançando com a Diferença, com coreografia de Leonor Barata

31 jan. 2026 | 11h30
1 fev. 2026 | 16h00

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

VISITA DANÇADA | ESTREIA NACIONAL

GOSTO DE ANDAR À SOMBRA

Companhia Dançando com a  Diferençacom coreografia de Leonor Barata

31 jan. | 11h30

1 fev. | 16h00

 

Entrada Livre (mediante lotação da sala)


Este fim de semana assinalamos o encerramento da exposição Lourdes Castro: existe luz na sombra com a visita dançada “Gosto de andar à sombra”, dinamizada pela Companhia Dançando com a Diferença, com coreografia de Leonor Barata.

Partindo da presença constante da sombra na obra de Lourdes Castro, e desta exposição em concreto cujo título é desde logo revelador dessa tensão — Entre a luz e a sombra —traçamos
um percurso por algumas das obras procurando uma nova dimensão através dos corpos destes intérpretes particulares tantas vezes na sombra. Não sendo uma visita guiada exaustiva avançaremos entre a luz e a sombra acrescentando camadas interpretativas às obras expostas e através desse diálogo fazê-las ecoar em nós e nos nossos corpos. Na metodologia de criação coreográfica usaremos muitas das estratégias propostas por Lourdes Castro desde as assemblages ou a definição de contornos para que possamos encontrar esse espaço onde nos apropriamos das obras para as devolver através do nosso corpo e do nosso olhar.

 

Notas Biográficas

Leonor Barata é licenciada em Filosofia pela Universidade de Coimbra onde também completou a Pós-graduação em Estudos Artísticos. Na área artística fez a sua formação no Fórum Dança em Lisboa, tendo participado em inúmeros estágios e seminários na área da dança e do teatro. A sua carreira divide-se entre a criação e a pedagogia artística e em programas de mediação cultural para várias instituições.

Dançando com a Diferença é uma companhia de dança contemporânea profissional que surgiu como projeto piloto, em 2001, na Madeira. Sob Direção Artística de Henrique Amoedo, em 25 anos de atividade tornou-se uma referência nacional e internacional dentro das artes contemporâneas, ocupando um patamar de referência dentro do panorama artístico europeu.

Back to Calendar of events