Projeto
GEOMETRIA SÓNICA

mai 2018 a mar 2019

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

PROJETO GEOMETRIA SÓNICA

maio 2018 a março 2019

/

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, no âmbito da sua missão e serviço público, e a RTP, como operador de serviço público de Rádio e Televisão de Portugal, assinaram um protocolo que encerra uma parceria artística e cultural, no âmbito da criação de intervenções/objetos artísticos para a divulgação da Arte Contemporânea Portuguesa.

“Geometria Sónica” é um projeto, marcadamente, desenhado pela Residência Artística sustentada por uma Investigação através de um Património Audiovisual Único, que nos leva a uma Produção Artística Expositiva e Performativa. Os artistas do “Geometria Sónica” vão trabalhar a partir de um dos Grandes Arquivos Sonoros e Visuais do século XX de Portugal, o Arquivo Audiovisual DA RTP.

Nuno Faria e Nicolau Tudela são os curadores deste projeto, selecionando para o mesmo, artistas portugueses e estrangeiros, cujas obras e pesquisas incorporam o som, como material, ou como estrutura conceptual: Francisco Janes, Jonathan Uliel Saldanha, Laetitia Morais, Manon Harrois, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Miguel Leal, Mike Cooter, Pedro Tropa, Pedro Tudela, Ricardo Jacinto, Sara Bichão e Tomás Cunha Ferreira.

Segundo o curador Nuno Faria, este “é um projeto que articula som e imagem, arquivo (documentação sonora e visual e experiência do lugar), residência, colaboração, investigação, exposição e performance.”, que ocupará todos os espaços do Arquipélago, nomeadamente a Blackbox, as residências artísticas, as células e as salas expositivas.”

O projeto “Geometria Sónica” arranca com a “Exposição – Índice” e terá, ainda, mais três ciclos expositivos, resultantes das Residências Artísticas que decorrerão ao longo do ano.

/

NOTAS BIOGRÁFICAS

Nuno Faria (Lisboa, 1971)

Curador. Atualmente é diretor artístico do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães.

Entre 1997-2003 e 2003-2009 trabalhou no Instituto de Arte Contemporânea e na Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. Viveu e trabalhou no Algarve entre 2007 e 2012 onde, entre outros projetos, fundou (em Loulé, em 2009) o projeto Mobilehome – Escola de Arte Nómada, Experimental e Independente.

É professor na ESAD – Escola de Artes e Design das Caldas da Rainha.

Nicolau Tudela (Viseu, 1961)

Diretor de Arte e Responsável da Área de Grafismo RTP – Rádio Televisão de Portugal.

Licenciado em Artes Plásticas-Pintura (FBAUL, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa).

Entre vários trabalhos gráficos e audiovisuais, é o autor da ideia e da imagem para o Eurovision Song Contest (ESC Lisbon 2018).

Curador para “rebrand da imagem RTP 1”, trabalhos em conjunto com Artistas: Vhils, João Paulo Feliciano e mais recentemente Fernanda Fragateiro, e autores musicais, Bruno Pernadas, e Noiserv.

Formador na área criativa e grafismo em Timor Lorosae (RTTL – Rádio e Televisão Timor Lorosae), e Moçambique, para a TVM (Televisão Nacional de Moçambique). (2010, 2011, 2012, 2013).

É Professor Adjunto Convidado Instituto Politécnico (ESEV – Escola Superior de Educação), Viseu.

Expõe regularmente desde 1982.

De 1980 1985, Bolseiro de Estudo da Fundação Calouste Gulbenkian.

Back to Calendar of events