ÁMEN

André Melo

20 outubro 21h30

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ÁMEN

20 outubro | 21h30 | Caves

Texto e co-encenação | Sandra José,

Concepção, encenação, interpretação, som e luz | André Melo

Captação e edição de vídeo | Hugo França

Produção | MUSIQUIM – Associação Musicoteatral dos Açores

Apoios | Pontilha

Aprox 40‘ (sem intervalo)

Maiores de 12

Ingresso : 5 euros – Lotação limitada a 45 lugares

Ámen é um espectáculo multidisciplinar que cruza  diversas linguagens artísticas. É uma performance, é uma instalação de vídeo e som e é, ao mesmo tempo, uma peça de teatro. Um projecto que se adapta aos diferentes espaços onde se apresenta o que imprime a cada a apresentação novas texturas, intensidades e interpretações.

Este é um projeto de interpretação e de sentimentos, que nos fala da dor de perder. O perder em diversas variantes. Perder o amor, a confiança, a presença e até́ a sanidade. Um texto com uma força visceral, um texto que saiu das mãos de Sandra José́ e que sai pela boca e corpo de André́ Melo. É um exercício teatral que explora o corpo, a voz, a mente, a criatividade e leva o espectador a sentir e a rever-se na explosão de sentimentos transmitidos do palco para a plateia e vice-versa.

O “Ámen” resulta de uma estreita colaboração entre André́ Melo e Sandra José́, uma troca, de ilhéu para continental, de conhecimentos, saberes e emoções. Este é um projeto que explora a representação e todas as áreas adjacentes e complementares.

SINOPSE

Um pai, que podia ser uma mãe; as palavras, que podiam ser silêncios; uma luz, que podia ser uma sombra e gestos, que podiam ser pensamento. Quer-se aqui fazer transpirar a inexplicável força de ser pai e filho num jogo pela vida, pelo ser e pelo crer, e em simultâneo pela própria fé, onde não há minutos que se ganham ou perdem por quem vai à luta ou desiste, e em que a fé será sempre posta em causa. Aqui, “os gestos são restos do corpo. São aquelas palavras que nos ficam penduradas nos olhos e nos caem nas mãos”.

André Melo | Nasceu em São Miguel em 1985 onde, desde muito cedo, despertou o gosto pelas artes performativas. Fez parte do Grupo de Teatro Amphitheatrum e mais tarde da Pontilha. Fez também parte do Grupos de teatro Open Space Studio e 2ªCircular em Lisboa. Desde sempre, apostou muito na formação artística, concluindo diversos cursos e formações profissionais.. Já entrou em mais de 30 peças de teatro, nos Açores e Continente português e já encenou mais 10 espetáculos. A pedagogia e a formação artística são o seu maior foco e preocupação, daí trabalhar com crianças e jovens desde 2004. Desde 2010 que, para além de actor e encenador, André Melo tem vindo a produzir todos os eventos da associação Pontilha. Já produziu diversos workshops, exposições e espetáculos. Dos vários eventos, destacam-se as 6 edições da “Noite do Sketch”; as 4 edições do projeto “Música Bebé!”, com apresentações no Teatro Ribeiragrandense, Micaelense e Pavilhão do Mar e o espetáculo infantil “Caixinhas”. Espetáculos de teatro como o “SOMNIUM”, apresentado no Teatro Ribeiragrandense, Micaelense e Angrense, “Não chove de baixo para cima” vindo do continente, ou “A PROCURA”, com apresentações no Teatro Ribeiragrandense, Faialense e Micaelense. Encenou e produziu, a par com Maria João Gouveia, o espectáculo de teatro e dança SER PESSOA e esteve em regime de residência artística no Arquipélago- Centro de Artes Contemporâneas com o projecto “MUSIQUIM”.  Com o colectivo DU-DÉ-DU, lançou o primeiro CD de música infantil, original, feito nos Açores por Açorianos e já conta com concertos no Tremor, Teatro Micaelense, Ribeiragrandense, Coliseu Micaelense e Jardim Sagres Fest. Este ano foi selecionado para o Curso DABO DOMO – Formação Imersiva em Arte Para a Infância na Fundação Gulbenkian.

Ao longo de quase 15 anos, já teve a oportunidade de trabalhar e ser dirigido por artistas como Gina Tocchetto, António Terra, Pedro Penim, Belarmino Ramos, Sandra José́, Maria Henrique, Rodrigo Saraiva,  Pedro Sena Nunes, Jorge Parente, Pedro Ramos, Claus Nymark, Paula Oliveira e Pedro Moreira.

Sandra José | Nasceu a 1975 na cidade de Chaves, onde iniciou os estudos de piano com sete anos de idade. Licenciou-se em Música em 1999, sendo interprete de Piano, Acordeão e Flauta Bisel. Foi vencedora do concurso de selecção para a Marcha Popular de Santo António da cidade de Pombal em 1999. Concluiu o 7º grau de Formação Musical pelo Conservatório Nacional, bem como Classe de Conjunto, Acústica e História da Música no ano de 2003. Ainda na área Musical, participou como autora de quatro letras no CD de Nuno de Brito e foi elemento do Júri do Festival RTP da Cancano, a nível da Região de Leiria, no ano 2009, tendo vindo a ser formadora na área. Paralelamente ao percurso Musical muda-se para S. Miguel, onde viria a residir durante cinco anos, iniciando formação na área da interpretação desde o ano de 2001 pelas mãos de António Terra, Gina Tochetto, António Mascarenhas, Pedro Penim e Nelson Ribeiro, ingressando como atriz em duas companhias de Teatro no arquipélago. Em 2005 regressa ao Continente e abraça a carreira de atriz de uma forma profissional numa Companhia de Teatro em Leiria, onde se viria a tornar, também, dramaturga residente e elemento da Direcção da mesma até́ ao ano de 2012. Especializa-se em Interpretação num Curso de Mestrado em Teatro, concluindo o estagio profissionalizante no ano de 2012. Frequenta diversas Cursos de formação na área da interpretação, colocação de voz e Televisão. Participa como atriz numa curta-metragem de João Salaviza e outra de Frederico Gonçalves e Cinara Prisco. Conta já́ com quatro peças escritas e levadas a cena e outras por encenar. É orientadora, formadora e encenadora de projetos para escolas e grupos de Teatro Amadores e colaboradora com a Companhia de Atores, em Oeiras, desde final de 2012. Está em cena no Teatro Armando Cortez com a peça “Mozartini”, e tem a seu cargo a criação e encenação do espectáculo “H2OÓ”, a mais recente produção infantil do Teatro Independente de Oeiras.

Back to Calendar of events